ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO
ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO
Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.
"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"
EM BREVE!!!
EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!
Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.
Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com
Artigos
Educação infantil e psicologia: para que brincar?
No mundo do faz de conta
A criança e a cultura lúdica
A Representação Social das Brincadeiras
O brincar e a experiência analíticaMas o que é ludicidade?
Arte é Conhecimento, é Construção, é Expressão
A Importância dos jogos para o desenvolvimento da criança
O desenvolvimento da criança a partir do brincar
A contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil, frente às mudanças
sócio-culturais.
Ludicidade como instrumento pedagógico
A Importância e o Significado do Desenho Infantil
A influência da psicomotricidade na alfabetização
20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra
A dança infantil enquanto expressão
As contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil
A linguagem na vida da criança
Jogo, brinquedo e brincadeira: suas implicações no cotidiano infantil
O paradigma holístico em educação: uma utopia possível
As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na
Educação Infantil
A Infância como Categoria Histórico-Social
Brincar na Educação Infantil
Seres humanos e natureza nos espaços de educação infantil
Da arte de brincar...
O brincar de crianças escolares na brinquedoteca
A apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das
crianças
Educação infantil e psicologia: para que brincar?
A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de
desenvolvimento
Os super-heróis e o apego na infância
Criança, educação e consumo
Brincar: a atividade mais séria da criança
A Afetividade no Processo de Aprendizagem
O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança
A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança
A importância do brincar para a construção do conhecimento na educação
infantil
O professor e o brincar na educação infantil: A construção de hábitos e valores para uma proposta de educação transformadora
Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil
Ludicidade como instrumento pedagógico
Memória e desenvolvimento infantil
Arte-Educação para quê? - Razões para ensinar arte
Educação Infantil: Uma fase importante na aprendizagem
Aprendizagem e subjetividade: Uma construção a partir do brincar
Brincadeira e desenvolvimento infantil: Um olhar sociocultural construtivista
Brincar é aprender: a brincadeira e a escola
As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte
Educação infantil e infância
27 de setembro, Dia de Cosme e Damião
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Infância e Atualidade: A Concepção de Infância na Prática Educativa
A criança e o desenvolvimento infantil - A sensibilidade do educador mediante uma produção artística infantil
Infância e descoberta: conhecendo a linguagem da arte, indo de encontro aos estereótipos
A Importância da Educação Infantil para o Amplo Desenvolvimento da Criança
Por Uma Arte de Contar Histórias
O brincar em sala de aula a partir da perspectiva do professor
O brincar sob a perspectiva do aluno: como a criança aprende, e como o brincar e a criatividade participam deste processo
A Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil
Educação para a infância: Você já olhou com olhos de criança?
Brincadeira, cultura e conhecimento: O Brincar como um modo de ser e estar no mundo
A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento
A infância pesquisadaO amor como ato pedagógico
O imaginário nas escolas de Reggio Emilia
A ludicidade como coadjuvante ao desenvolvimento e aprendizagem da criança
A Importância dos jogos para o desenvolvimento psicológico da criança
A antiga arte de contar histórias
A Escola da Ponte, por Rubem Alves
As atividades lúdicas como um diferencial na diminuição da agressividade no recreio
A arte de aprender através dos brinquedos e brincadeiras ne educação infantil
Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação
A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata
Recreio: Brincar do que quiser ou do que for possível?
Os jogos e as brincadeiras populares: ressignificando a cultura infantil na escola e no fazer pedagógico
A importância do brincar na infãncia
Os brinquedos mudam conforme a idade
A Relação de Psicopedagogia com a Psicomotricidade: Aspectos Psicopedagógicos da Educação Infantil
A importância de rolar, pular e dançar
Ensino e mudança: um passeio pelo futuro
A educação começa em casa
Brincadeiras cantadas - Entendendo a diferença entre rodas cantadas, cantigas de rodas, brincadeira cantada e cirandinhas
A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola
O Sujeito do Conhecimento - O Aprendizado só é efetivo quando nos permite aprender pela experimentação...
A importância do brincarBrincando com arte: espaço de identidade
Contar histórias: construindo uma base moral e afetiva para a criança
O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Um Olhar Psicopedagogico
Experiência com sons, ritmos, músicas e movimentos na educação infantil
Gesto e identidade - o corpo na infância
O que é infância com alma, essência e significado?Cultura, o alimento da educação
O brincar infantil
Corpo e Dança na Educação Infantil
A importância da Arte na Educação – vida plena à cidadania
Corpo:: Som e Movimento - redescobrindo brinquedos cantados na africanidade brasileira
Escutatória - Ou o silêncio como alimento
Brincadeiras na Educação Infantil
PRESENÇA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES
FREUD E O PAPEL DA BRINCADEIRA
MÚSICA ATIVA REGIÃO DO CÉREBRO LIGADA AO RACIOCÍNIO E CONCENTRAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE BRINQUEDOS
A IMPORTÂNCIA DO MEIO FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Os benefícios de ensinar cultura popular para as criançasBrincadeiras que divertem e ensinam
O PAPEL DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
A importância do folclore na educação infantil
A importância do brincar – Porque brincar é coisa séria!
Como os pais e professores devem agir para não reprimir a imaginação das crianças?
Brincar, conhecer e ensinar de forma lúdica
O Valor do Brinquedo no Cultivo dos Sentidos
Mundo da Imaginação Infantil - perguntas e respostas - Como os pais e professores devem agir para não reprimir a imaginação das crianças?
Brincadeira: a linguagem da infância
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário