ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

Artigos




Educação infantil e psicologia: para que brincar?

No mundo do faz de conta

A criança e a cultura lúdica

A Representação Social das Brincadeiras

O brincar e a experiência analíticaMas o que é ludicidade?

Arte é Conhecimento, é Construção, é Expressão

A Importância dos jogos para o desenvolvimento da criança

O desenvolvimento da criança a partir do brincar

A contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil, frente às mudanças 
sócio-culturais.

Ludicidade como instrumento pedagógico

A Importância e o Significado do Desenho Infantil

A influência da psicomotricidade na alfabetização

20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

A dança infantil enquanto expressão

As contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil

A linguagem na vida da criança

Jogo, brinquedo e brincadeira: suas implicações no cotidiano infantil

O paradigma holístico em educação: uma utopia possível

As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na 
Educação Infantil

A Infância como Categoria Histórico-Social

Brincar na Educação Infantil

Serehumanos e natureza nos espaços de educação infantil

Da arte de brincar...

O brincar de crianças escolares na brinquedoteca

A apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das 
crianças

Educação infantil e psicologia: para que brincar?

A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de 
desenvolvimento

Os super-heróis e o apego na infância

Criança, educação e consumo

Brincar: a atividade mais séria da criança

A Afetividade no Processo de Aprendizagem

O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança


A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança

A importância do brincar para a construção do conhecimento na educação 
infantil

O professor e o brincar na educação infantil: A construção de hábitos e valores para uma proposta de educação transformadora

Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil

Ludicidade como instrumento pedagógico

Memória e desenvolvimento infantil

Arte-Educação para quê? - Razões para ensinar arte

Educação Infantil: Uma fase importante na aprendizagem

Aprendizagem e subjetividade: Uma construção a partir do brincar

Brincadeira e desenvolvimento infantil: Um olhar sociocultural construtivista

Brincar é aprender: a brincadeira e a escola

As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte

Educação infantil e infância

27 de setembro, Dia de Cosme e Damião

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Infância e Atualidade: A Concepção de Infância na Prática Educativa

A criança e o desenvolvimento infantil - A sensibilidade do educador mediante uma produção artística infantil

Infância e descoberta: conhecendo a linguagem da arte, indo de encontro aos estereótipos

A Importância da Educação Infantil para o Amplo Desenvolvimento da Criança

Por Uma Arte de Contar Histórias

O brincar em sala de aula a partir da perspectiva do professor

O brincar sob a perspectiva do aluno: como a criança aprende, e como o brincar e a criatividade participam deste processo

A Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil

Educação para a infância: Você já olhou com olhos de criança?

Brincadeira, cultura e conhecimento: O Brincar como um modo de ser e estar no mundo

A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento

A infância pesquisadaO amor como ato pedagógico

O imaginário nas escolas de Reggio Emilia

A ludicidade como coadjuvante ao desenvolvimento e aprendizagem da criança

A Importância dos jogos para o desenvolvimento psicológico da criança

A antiga arte de contar histórias

A Escola da Ponte, por Rubem Alves

As atividades lúdicas como um diferencial na diminuição da agressividade no recreio

A arte de aprender através dos brinquedos e brincadeiras ne educação infantil

Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação

A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata

Recreio: Brincar do que quiser ou do que for possível?

Os jogos e as brincadeiras populares: ressignificando a cultura infantil na escola e no fazer pedagógico

A importância do brincar na infãncia

Os brinquedos mudam conforme a idade

A Relação de Psicopedagogia com a Psicomotricidade: Aspectos Psicopedagógicos da Educação Infantil

A importância de rolar, pular e dançar

Ensino e mudança: um passeio pelo futuro

A educação começa em casa

Brincadeiras cantadas - Entendendo a diferença entre rodas cantadas, cantigas de rodas, brincadeira cantada e cirandinhas

A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola

O Sujeito do Conhecimento - O Aprendizado só é efetivo quando nos permite aprender pela experimentação...

A importância do brincarBrincando com arte: espaço de identidade

Contar histórias: construindo uma base moral e afetiva para a criança

O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Um Olhar Psicopedagogico

Experiência com sons, ritmos, músicas e movimentos na educação infantil

Gesto e identidade - o corpo na infância

O que é infância com alma, essência e significado?Cultura, o alimento da educação

O brincar infantil

Corpo e Dança na Educação Infantil

A importância da Arte na Educação – vida plena à cidadania

Corpo:: Som e Movimento - redescobrindo brinquedos cantados na africanidade brasileira 

Escutatória - Ou o silêncio como alimento

Brincadeiras na Educação Infantil

PRESENÇA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

FREUD E O PAPEL DA BRINCADEIRA

MÚSICA ATIVA REGIÃO DO CÉREBRO LIGADA AO RACIOCÍNIO E CONCENTRAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE BRINQUEDOS

A IMPORTÂNCIA DO MEIO FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Os benefícios de ensinar cultura popular para as criançasBrincadeiras que divertem e ensinam

O PAPEL DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

A importância do folclore na educação infantil

A importância do brincar – Porque brincar é coisa séria!

Como os pais e professores devem agir para não reprimir a imaginação das crianças?

Brincar, conhecer e ensinar de forma lúdica

O Valor do Brinquedo no Cultivo dos Sentidos

Mundo da Imaginação Infantil - perguntas e respostas - Como os pais e professores devem agir para não reprimir a imaginação das crianças?

Brincadeira: a linguagem da infância


Nenhum comentário:

Postar um comentário