ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

Luana Araujo e Lafayette Giramundo

LUANA ARAUJO

Pesquisadora, intérprete, arte educadora, preparadora e educadora corporal, bailarina e atriz, professora de Danças Brasileiras e Movimentação Corporal Consciente a partir da Dança Contemporânea e Pilates.

Com a linguagem artística baseada em diferentes estilos, desde a dança popular e dança afro, estudo em balé clássico, dança contemporânea, dança moderna, dança de salão e teatro; alicerces como o estudo da consciência corporal e do movimento individual, busca formas de expressão conscientizando o corpo que flui, pulsa, ginga e se identifica com ritmos, passos e danças.

Tem como objetivo ampliar e investigar novas possibilidades e qualidades de movimentos, e possibilitar o encontro com o movimento autêntico, a partir da consciência corporal aliada a movimentos oriundos das brincadeiras populares infantis, repertório pessoal e movimentos das danças populares brasileiras além de relacionar o fazer, o conhecer, o interpretar e o apreciar dança e o teatro, além da atuação corporal consciente.

Como arte educadora teve aprendizados, vivências e experiências no Teatro Escola Brincante (entre outros cursos, na formação de Arte educadores Brincantes), Cia de Artes do Baque Bolado e outros (com Leandro Medina, Flavia Maia, Estevão Marques e outros), PIÁ (Programa de Iniciação Artística - SP, como arte educadora), Programa Vocacional  (como artista-orientadora - SP), Espaço Mosaico - DF, Programa Einstein - SP, entre outros; além de pesquisas e vivências com mestres e comunidades locais.

Atualmente desenvolve projetos voltados para a arte educação do movimento: Antropoética – Arte educação e Movimento para educadores e educandos; Lúdicadança - O lúdico no espaço da Maternidade, para gestantes e mães; Dança Criativa, Corpo e Criação Danças Brasileiras e Danças Afro brasileiras – todas as idades;  além de coordenar o Coletivo Gira Mundo, grupo de artistas educadores com pesquisas de campo em educação e arte educação.
A partir disso, propõe aulas e vivências, baseadas nessas matrizes e formas específicas de movimentação e expressão corporal.

Tem a  formação em dança clássica pela Escola Paulista de Dança, Dança Contemporânea no Centre Coreografic de Montpellier Languedoc-Roussillon - Montpellier / França, Dança Teatro no El Timbal Estudis Escènics - Barcelona / Espanha; residências coreográficas, oficinas e workshops de Dança Contemporânea no Estúdio Nova Dança, Espaço Crisantempo, entre outros, além da graduação em Dança pela Faculdade Paulista de Artes. Sua pesquisa e especialização parte da educação corporal somática, métodos Pilates e Bertazzo de reeducação do movimento.

Formada em Magistério no Colégio Mackenzie, garduanda em Pedagogia e Educação Artística na Faculdade São Judas, e aluna especial na Faculdade de Educação – USP, sua pesquisa e especialização é em educação popular não formal e arte educação a partir dos brinquedos e brincadeiras da cultura popular no universo lúdico da criança na primeira infância e está aprofundada a partir do trabalho de campo em pesquisas e vivências com comunidades locais.

Desde de 2000 participa de grupos de estudos voltados para a temática do brinquedo, a criança e a educação, de aulas de dança contemporânea e dança negra contemporânea, desenvolve projetos de arte educação em prefeituras e em ongs, realiza cursos de arte educação para crianças e educadores, além de fazer preparação corporal de atores.
Artisticamente, atua no Abaçaí - Balé Folclórico do Estado de São Paulo desde 2004.

Já atuou na Cia. de Artes do Baque Bolado - SP, Kamberimbá - SP, Cia Aérea de Dança – RJ, e RODAGIRA - SP, no qual atuava como bailarina e diretora artística. Com os dois últimos representou o Brasil no Festival Printemps des Comediens, em Montpellier – França (2003).



LAFAYETTE GIRAMUNDO

Artista, artesão e pesquisador em técnicas e materiais voltados para produção artística voltada para cenografia, móveis e instrumentos musicais.


Há aproximadamente 15 anos iniciou pesquisas e produção de peças artesanais com ênfase na marcenaria tradicional. Neste percurso teve contato com a lutheria artesanal de tambores e instrumentos de percussão.

Tendo como objetivo resgatar, ampliar e desenvolver novas possibilidades de trabalho pesquisando novas possibilidades produtivas, desconstrói as separações que se estabeleceram no processo criativo dos antigos mestres marceneiros.


Um luthier continua sendo um marceneiro e um marceneiro é um luthier. Sua pesquisa essencialmente é pela ampliação da aptidão criativa humana.
Auto didata, formou-se na prática passando por várias pequenas marcenarias aprendendo com antigos marceneiros e luthiers, antes do processo de industrialização da arte-marcenaria-lutheria.


Também desenvolve um processo de pesquisa e resgate da arte da Marchetaria clássica, a qual aplica em seu trabalho de confecção.
Atualmente seu trabalho ultiliza-se de laminados de madeiras brasileiras, aplicados sobre placas compensadas, buscando a nossa identidade, construída não por dados de uma pesquisa acadêmica, mas do contato cotidiano com as pessoas que a constroem: nós mesmos.


Participou da Formação de Educadores Brincantes no Teatro escola Brincante além de vivências com mestres e comunidades locais.

Integrante do elenco do Abaçaí - Balet Folclórico do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário