ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

Cursos e Oficinas

ARTE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

PARA EDUCADORES, PAIS, ESCOLAS, EMPRESAS, EVENTOS
 E TODOS OS INTERESSADOS EM BRINCAR!

Curso prático/teórico - Carga Horária: Flexível 



 "O folclore faz parte da cultura geral. Não se pode admitir, mesmo no homem comum, o desconhecimento do folclore. É uma espécie de humanismo pré-escolar... 

    Uma criatura que não sabe as canções de roda, adivinhações, brinquedos, histórias e  parlendas, não teve infância, está mutilada, não pode ser feliz, não pode educar seus filhos, não entende nada de si nem dos seus conterrâneos, nem do homem em nenhum lugar do mundo..."


Cecília Meirelles




Apresentação

Ao brincar, a criança estimula a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças (ECA - artigo 16), é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.
A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

Com possibilidade de ser desenvolvido em até em oito módulos, os encontros de arte educação para educadores e /ou pais oferecem um espaço para a reflexão e um repertório de canções, brincadeiras, histórias e procedimentos que auxiliam no desenvolvimento tanto da criança quanto do educador.

Todos os encontros serão divididos em preparação, teoria e prática do tema escolhido.



Justificativa

O objetivo dessa proposta é trabalhar as danças e manifestações populares brasileiras segundo a Lei nº. 10.639-03, trazendo fundamentos teórico-práticos e troca de experiências que possam contribuir na atuação pedagógica, entendendo o movimento como um caminho para a construção do conhecimento. Estabelece-se uma ampla relação entre o corpo, o movimento e a auto-expressão, pesquisando as diferentes maneiras de trabalhar essas três dimensões de modo integrado e apresentar uma estratégia de ensino relacionada às diretrizes curriculares.
Pretende-se estimular no educador, e consequentemente no educando, o conhecimento pela cultura popular e tradicional como forma de despertar a sua identidade social para a construção da cidadania, além de promover uma maior interação social e fazê-lo participar do processo de ensino /aprendizagem tendo o papel não de reproduzir, mas de instrumentalizar e de construir conhecimento através da expressão lúdica e artística. 


PARA VIVÊNCIAS COM EDUCADORES:


Alguns Princípios:

A criança como centro

O planejamento das atividades prioriza a observação das competências infantis, da intervenção da professora, da organização do espaço, dos materiais, da rotina e do trabalho com diferentes experiências de aprendizagem.

A importância do brincar

As vivências levam consideração a dualidade entre a importância do brincar e a ausência dele na prática. O objetivo é que os educadores se apropriem dos temas, incorporem na prática e constatem os benefícios para as crianças, para a rotina e para o seu próprio trabalho pedagógico. 

A educação passa pelo corpo

A dança e o movimento criativo, enquanto processos educacionais, estão ligados a aquisição de habilidades e podem contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, além de favorecer no processo de construção de conhecimento, desenvolvimento dos aspectos afetivo e social.

Diferentes linguagens

Valorizamos a aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, e no respeito pelas diferenças e pelas diferentes culturas. Isso é realizado através de uma metodologia própria e em constante integração com as linguagens de Música, Dança, Teatro e Artes Visuais. 

Leitura pelo professor

Na escolha dos materiais para leitura são priorizados conteúdos e ilustrações que possibilitassem a fruição, a construção de sentidos sobre elementos da natureza e sociedade.



Objetivos das atividades: 

Orientar os participantes para o aprimoramento de suas práticas em relação à brincadeira, compreendendo a importância do brincar para o pleno desenvolvimento físico, espacial, corporal e comportamental da criança ou do adulto.

Ampliar o repertório de brincadeiras com referências na cultura popular

Promover a reflexão sobre o tempo e o espaço destinados a ludicidade e ao brincar

Conhecer e valorizar a cultura local

Facilitar as expressões rítmicas com diversos estilos de música de uma forma lúdica e prazerosa. 

Promover a valorização da identidade brasileira, despertar para importância das influências de outras culturas na nossa cultura e identidade;

Reconhecer o resultado prático das atividades propostas a sua influência no nosso dia - a - dia;

Trabalhar diferentes propostas de arte  e educação, desenvolvendo um trabalho sensorial e motor. 

Possibilitar a relação social, interagindo com o outro, em duplas, trios e grande grupo.

O resgate da cultura local, através do estímulo às danças, jogos, músicas e outras atividades típicas de cada comunidade.

O incentivo ao “brincar junto”, em que as famílias, compreendendo a importância das atividades lúdicas, delas participem.

Descrever, demonstrar e adaptar danças, brincadeiras, músicas e histórias conhecidas. 

Conhecer seus contextos de criação e de prática. 

Identificar a gestualidade do corpo e dar significados a ela. 

Reconhecer a atividade como um patrimônio cultural. 




Conteúdos

Conhecimento sobre a origem e as características das manifestações. 
Vivências corporais rítmicas e expressivas. 
Técnicas específicas para o desenvolvimento das atividades propostas nos seguintes temas:


- Educação e sensibilidade 
- Contos e contação de histórias tradicionais 
- Brincadeiras de cantar e dançar
- Máscaras e adereços dos folguedos populares 
- Danças brasileiras 
- Música e musicalização das manifestações populares da cultura brasileira 
- Construção de brinquedos 
- Construção de instrumentos
- Construção de jogos / Jogos cooperativos 



Metodologia:

Aulas práticas e interativas.
Apresentação de referências áudio visuais, contextuais e afins, de acordo com o tema escolhido.
Preparação corporal, desenvolvimento do tema, construção lúdica e finalização.



Planejamento das Aulas – Por módulos
Carga horária flexível - a definir
  

1.  Educação e sensibilidade

Abordagem do processo de desenvolvimento da criança, a partir de relatos e de imagens da cultura infantil, compreendendo o brincar como o ato do conhecimento sensível, iniciador do processo criador humano.

Programação:
1. Singularidade e universalidade do brincar;
2. Relação do homem com a natureza e a cultura no ato do brincar;
3. O tempo cíclico e sua relação com o tempo da infância;
4. O conceito de aprendizagem compreendido como a aventura da consciência.

  
2. Contos e contação de histórias tradicionais

Estudo e exercício das diferentes formas de contar da tradição oral, vistos como instrumento de educação.

Programação:
1. Ouvir histórias;
2. Relatos orais e visuais sobre a experiência de contar histórias;
3. Iniciação à pratica de contar histórias.  

  
3.  Brincadeiras de cantar e de dançar 

Cantigas e brincadeiras de rodas tradicionais da cultura brasileira, explorando tanto a relação da criança com o próprio corpo, quanto a sua capacidade de brincar e se divertir

Programação:
1. brinquedos de roda;
2. brinquedos de grupos opostos;
3. brinquedos de fileira;
4. brinquedos de marcha;
5. brinquedos de palmas;
6. brinquedos de pegar;
7. brinquedos de esconder;
8. brinquedos de cabra-cega;
9. chamadas para brinquedo   


4.  Máscaras e adereços dos folguedos populares

Confecção, utilização e manipulação de figuras, (míticas e típicas) presentes no teatro, na dança e nos folguedos da tradição popular brasileira.

Programação:
1. As figuras do imaginário popular brasileiro;
2. Os tipos e arquétipos;
3. Adereços (natalinos, juninos e carnavalescos).

  
5. Danças Brasileiras

Prática das formas de dança presentes nos Folguedos populares brasileiros, bem como estudo e reflexão sobre a sua função na educação brasileira.

Programação:
1.Os brincantes e o Folguedos Popular;
2. A trajetória dos folguedos populares;
3. A memória e o corpo;
4. O corpo da natureza e a natureza do corpo.

  
6.  Música e musicalização das manifestações populares da cultura brasileiras

Iniciação ao universo dos toques, instrumentos e cantos da música brasileira.

Programação:
1. A musicalidade dos instruemntos
2. Loas, toadas e cantigas;
3. O batuque do pandeiro, o balanço do Ganzá, a marcação da alfaia.

  
7.  Construção de brinquedos

Reflexão sobre as múltiplas dimensões da cultura infantil buscando uma compreensão mais ampla e sensível do universo da criança a partir de uma experiência renovada do brincar.

Programação:
1. O objeto brinquedo;
2. Brinquedos com o corpo;
3. Brinquedos com a natureza;
4. Brinquedos com materiais recicláveis;
5. Brinquedos sonoros.  

  
8. Construção de instrumentos

Construção de brinquedos presentes na cultura tradicional infantil brasileira a partir do estudo da riqueza de suas formas, sons e mecanismos.

Programação:
1. Os instrumentos e a musicalidade;
2. Variedade de materiais;
3. Construção de tambor e/ou outros instrumentos de percussão;
4. Afinação;
5. Manulação


9. Construção de jogos / Jogos cooperativos


Os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutuamente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. 
Programação:


1. Jogos de Quebra-gelo e Integração
2. Jogos de Toque e Confiança
3. Jogos Cooperativos de Resultado Coletivo
4. Jogo de Inversão (ex: Rodízio)
5. Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação
6. Jogos de Fechamento
7. Jogos de tabuleiro - confecção


   


Considerações Finais:

A brincadeira é a atividade principal da infância. Essa afirmativa se dá não apenas pela freqüência de uso que as crianças fazem do brincar, mas principalmente pela influência que esta exerce no desenvolvimento infantil. Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal e que estas proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. Elkonin (1998) e Leontiev (1994) ampliam esta teoria afirmando que durante a brincadeira ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico infantil. Para estes autores a brincadeira é o caminho de transição para níveis mais elevados de desenvolvimento.
A característica social, de acordo com a perspectiva sócio-cultural, é vista como a mola propulsora para o desenvolvimento infantil. Leontiev (1994) afirma que na atividade lúdica a criança descobre as relações existentes entre os homens. Além disso, as crianças também conseguem, através da brincadeira, avaliar suas habilidades e compará-las com as das outras crianças. A brincadeira também permite à criança a se apropriar de códigos culturais e de papéis sociais (BROUGÈRE & WAJSKOP, 1997). Elkonin (1998) confirma isto ao afirmar que a história do brinquedo acompanha a história da humanidade.


INVESTIMENTO: a combinar




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Contatos: Luana Araujo

antropoetica.arteeducacao@gmail.com 

5511 9-7197 7294 / 55 11 9-4901 3690 

http://arteeducacaoemovimento.blogspot.com.br

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