Imagem: Internet
No século XXI, onde os meios de comunicação são velozes e
ágeis, como: internet, e-mail, rádio, celulares, televisão, etc., quase não
ouvimos falar em contadores de histórias, mesmo porque os hábitos familiares
mudaram e muito, mas isso vem mudando aos poucos, pois a oralidade continua
sendo o maior meio de comunicação e estamos resgatando alguns valores de nossos
antepassados, como os avós e bisavós.
Os contadores de historias surgiram há muito tempo atrás, quando ainda se formavam rodas ao redor de uma grande fogueira e cada um contava seu conto, causo ou simplesmente para uma boa prosa.
Hoje conta-se historias, mas já não há uma “grande fogueira”. Contar historias vai muito além de pequenos contos, tornou-se uma terapia, pois a oralidade de contar historias nutre uma diversidade transformadora que nos remete ao mundo do lúdico, o potencial terapêutico verificado no tratamento de patologias psíquicas, traz grandes resultados.
Nas escolas o principal objetivo de contar uma história em sala de aula é “divertir”, estimulando a imaginação dos alunos. Mas juntamente com este clima de alegria e interesse, é que podemos atingir outros objetivos, como: educar, instruir, desenvolver a inteligência, ser o ponto de partida para ensinar algum conteúdo programático ou mesmo ser um dos instrumentos para tentar entender o que se passa com os alunos no campo pessoal, pois, muitas vezes, durante a história eles falam do que os está incomodado sem vergonha ou medo, já que se vêem dentro da mesma. Isto facilita o aprendizado já que podemos aproveitar para levar o conteúdo até o cotidiano do aluno, com situações problemas do dia a dia, promover cultura e informação educacional através do estimulo à leitura, visando transformar a tarefa de ensinar em a arte de transmitir novos valores e conhecimentos para os alunos, contribuindo positivamente com o crescimento e bem estar dos mesmos.
Um grande exemplo é o eximo contador de historias, e grande matemático Malba Tahan (Marcus de Mello e Souza), que sugere algumas características que um bom contador de histórias deve ter:
Os contadores de historias surgiram há muito tempo atrás, quando ainda se formavam rodas ao redor de uma grande fogueira e cada um contava seu conto, causo ou simplesmente para uma boa prosa.
Hoje conta-se historias, mas já não há uma “grande fogueira”. Contar historias vai muito além de pequenos contos, tornou-se uma terapia, pois a oralidade de contar historias nutre uma diversidade transformadora que nos remete ao mundo do lúdico, o potencial terapêutico verificado no tratamento de patologias psíquicas, traz grandes resultados.
Nas escolas o principal objetivo de contar uma história em sala de aula é “divertir”, estimulando a imaginação dos alunos. Mas juntamente com este clima de alegria e interesse, é que podemos atingir outros objetivos, como: educar, instruir, desenvolver a inteligência, ser o ponto de partida para ensinar algum conteúdo programático ou mesmo ser um dos instrumentos para tentar entender o que se passa com os alunos no campo pessoal, pois, muitas vezes, durante a história eles falam do que os está incomodado sem vergonha ou medo, já que se vêem dentro da mesma. Isto facilita o aprendizado já que podemos aproveitar para levar o conteúdo até o cotidiano do aluno, com situações problemas do dia a dia, promover cultura e informação educacional através do estimulo à leitura, visando transformar a tarefa de ensinar em a arte de transmitir novos valores e conhecimentos para os alunos, contribuindo positivamente com o crescimento e bem estar dos mesmos.
Um grande exemplo é o eximo contador de historias, e grande matemático Malba Tahan (Marcus de Mello e Souza), que sugere algumas características que um bom contador de histórias deve ter:
1ª - Sentir, ou melhor, viver a história; ter a expressão viva, ardente, sugestiva.
2ª - Narrar com naturalidade, sem afetação.
3ª - Conhecer com absoluta confiança o enredo.
4ª - Dominar o interesse do público.
5ª - Contar dramaticamente.
6ª - Falar com voz adequada, clara e agradável.
7ª - Ser comedido nos gestos.
8ª - Ter espírito inventivo e original.
9ª - Ter estudado a história.
Esta lista que Malba Tahan, são apenas dicas que funcionam. Assim como estas, existem muitas outras técnicas, descobrimos que contar historias tornou-se uma arte. Encontramos cursos de capacitação oferecidos por editoras, ONGS e núcleos de teatro, onde aprendemos a estudar o texto, impostação de voz, expressão facial e corporal, ritmos, faixa etária para cada historia e até manuseio de objetos, fantoches e marionetes.
Bibliografia Consultada
SILVA, Maria Betty Coelho. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.
TAHAN, Malba. A arte de ler e de contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1957.
Nancy Mello – A arte de contar historias – Rio de Janeiro: Rocco 1998
GRUMANN – Workshop Etnomatemática, 2006. Guarulhos.
Autora: Ana Maria Antunes de Campos
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
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