ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A criança e o desenvolvimento infantil - A sensibilidade do educador mediante uma produção artística infantil


Imagem: Internet






É primordial, para quem atua na área da Educação Infantil, a compreensão e o conhecimento das fases do desenho infantil e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Da mesma forma, é importante saber que o desenho é a manifestação de necessidades vitais pelas quais a criança terá que passar, ou seja, conhecer e agir sobre o mundo e comunicar-se com este mundo.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do educador nessas etapas de desenvolvimento da criança. É compreender, ainda, que a observação é um dos meios que o educador poderá utilizar na construção desse aprendizado para fazer desabrochar na criança um olhar sensível e pensante. Para isso, ele não poderá agir apenas como facilitador desse processo. Permeando informações de natureza mais teórica, o educador poderá estar desafiando e incentivando, ampliando as experiências, o conhecimento e aprimorando a capacidade de criação e de expressão artística da criança.



1. INTRODUÇÃO


O nosso planeta Terra passou e vem passando por transformações.
A história do ser humano é feita de desenvolvimentos e evoluções. Tudo no mundo tem seu tempo e sua hora. O desenho também passa por fases e evoluções.

Ao desenhar, a criança conta sua história, seus pensamentos, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas.

No ato de desenhar, a criança age e interage com o meio, seu corpo inteiro se envolve na ação, traduzida em marcas que a mesma produz, se transportando para o desenho, modificando e se modificando. Através do desenho, conta o que de melhor lhe aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.

Por alguns instantes, tem momentos muito agradáveis e proveitosos, expressando sua percepção de mundo.

Cada desenho tem uma história, um significado pessoal que, muitas vezes, o adulto interpreta de modo diferente. Devemos lembrar que a visão da criança é diferente da visão do adulto.

O adulto, quando conduz ou interpreta uma produção infantil de forma errônea, a vai inibindo até que perca sua capacidade de criação.

Mas se o valor do desenho é tão perceptível, se está ligado às necessidades e potencialidades da criança, se há uma interrelação nos vários aspectos do seu desenvolvimento - o motor, o afetivo e cognitivo - então, por que o educador está sempre tentando decodificar o desenho infantil? O que pensa o educador ao ver a produção artística de uma criança? Como entender o desenho infantil, se o educador não possui informações teóricas? Como preparar esses educadores para que se tornem mais sensíveis e curiosos em relação ao desenho infantil?

Este trabalho pretende trazer alguns subsídios que permitam ao educador tornar-se mais sensível e curioso perante uma produção artística infantil, evitando, assim, “diagnosticar” a crianças através do seu desenho.

Refletindo sobre as informações acima questionadas, partiremos para uma análise da evolução do desenho infantil, através de pesquisas bibliográficas e de comparações da visão de vários estudiosos sobre o assunto. Pretendemos, assim, conscientizar o professor de Educação Infantil sobre a importância de estar fundamentado para entender como se dá o processo do desenvolvimento
infantil, na faixa etária de 0 a 06 anos de idade, fase que acreditamos ser uma das mais importantes do desenvolvimento humano.


2. O DESENHO INFANTIL


O desenho, para a criança, é uma continuidade entre o objeto e a representação gráfica. A criança representa o objeto em si, ou seja, a sua criação é diferente da criação do adulto. Ela liberta-se das aparências e, ao mesmo tempo, pode representar o objeto como ele é realmente, enquanto o adulto só o representa por um único ponto de vista. Segundo Luquet, (apud MERLEAUPONTY, 1990, p.130), “ o desenho é uma íntima ligação do psíquico
e do moral. A intenção de desenhar tal objeto não é senão o prolongamento e a manifestação da sua representação mental; o objeto representado é o que, neste momento, ocupará no espírito do desenhador um lugar exclusivo ou preponderante.”

Para a criança, o desenho é uma expressão de mundo e nunca uma simples imitação ou cópia fiel porque a criança desenha conforme o modelo interior, a representação mental que possui do objeto a ser desenhado. O desenvolvimento infantil é como um jogo, visto que a criança se desenvolve e se modifica conforme a faixa etária. O mesmo acontece com o desenho: vai evoluindo e se modificando com o desenvolvimento da criança.

Em seus estudos, Merleau-Ponty (1990) nos apresenta os vários estágios do desenho infantil:

• Realismo fortuito – a criança procura representar o objeto como uma totalidade.
Subdivide-se em:

a) Desenho involuntário – a criança desenha só para fazer linhas, sendo que, nesse estágio, repete o movimento pelo simples prazer e

b) Desenho voluntário –a criança percebe certa semelhança entre os traços e o objeto real. Ela enuncia a interpretação que o desenho lhe dá. Mais tarde, diz o que pretende desenhar, mas o resultado a faz interpretar seu desenho de forma diferente. Em outra situação, o desenho, afinal, corresponde com a sua interpretação inicial. Então, percebe que pode representar, através do desenho, tudo o que deseja.

• Incapacidade sintética – a criança desenha cada objeto de forma diferente, considerando seu ponto de vista para diferenciá-los. Pode desenhar uma figura humana, mas desenhar os olhos, a boca e os cabelos ao lado do corpo como se não fizessem parte dele.

• Realismo intelectual – a criança procura desenhar não só o que pode ver no objeto, mas todas as suas fases. Desenha de acordo com sua noção momentânea dos objetos.

• Realismo visual – a criança representa apenas os aspectos visíveis do objeto. Há um aprimoramento de sistema de desenho construído no estágio anterior.

A criança, ao desenhar, tem uma intenção realista. O realismo evolui nas diferentes fases do desenho infantil até chegar ao realismo visual, que é o realismo do adulto. Para o adulto, o desenho tem que ser idêntico ao objeto. Já para a criança, o desenho, para ser parecido com o objeto, deve conter todos os elementos reais do objeto, mesmo invisíveis para os outros. Assim, a criança desenha de acordo com um modelo interno: a imagem que sabe do
objeto que vê.


2.1. O DESENHO INFANTIL SEGUNDO LOWENFELD


Quanto mais auto-confiante a criança, mais ela se arrisca a criar e a se envolver com o que faz. A criança segura se concentra com mais facilidade nas atividades. Consegue se soltar e acreditar no que faz. De acordo com Streinberg ( apud LOWENFELD, 1977, p.128).

Aprender a desenhar, desenhando. Embora essa afirmação possa parecer destituída de significado, ela é muito verdadeira: a ação de desenhar é que é a escola do desenho. O mesmo vale para as outras atividades artísticas: aprende-se a pintar, pintando; aprende-se a esculpir, esculpindo: aprende-se a escrever, escrevendo, e assim por diante.

Nenhum treino ou exercício de coordenação motora fará com que a criança expresse sua criatividade. Uma criança segura tem maior capacidade de envolvimento, de concentração e de prazer em criar. É importante a ela sentir-se livre para poder expressar- se em seus desenhos. Assim, a criança se desenvolve em harmonia e se organiza no contexto espaço/temporal, se posicionando frente à vida, descobrindo o significado que a vida tem para si e percebendo-se como criadora de sua própria história.


Lowenfld (1977) estabelece três fases para o desenho infantil:


2.1.1. PRIMEIRA FASE


A primeira fase divide-se em três etapas: etapa da garatuja desordenada, etapa da garatuja ordenada e etapa da garatuja nomeada.

Na fase da garatuja desordenada, a criança não tem consciência da relação traço-gesto; muitas vezes, nem olha para o que faz. Seu prazer é explorar o material, riscando tudo o que vê pela frente. Segura o lápis de várias formas, com as duas mãos ou alternando. Não usa o dedo ou o pulso para controlar o lápis. Faz movimentos de vaivém, vertical ou horizontal; muitas vezes, o corpo acompanha o movimento.

Na fase da garatuja ordenada, a criança descobre a relação do gesto-traço. Passa a olhar o que faz, começa a controlar o tamanho, a forma e a localização do desenho no papel. Descobre que pode variar as cores. Começa a fechar suas figuras em formas circulares ou espiraladas. Perto dos três anos, começa a segurar o lápis como o adulto. Copia intencionalmente um círculo, mas não um quadrado.

Na etapa da garatuja nomeada, a criança faz passagem do movimento sinestésico, motor, ao imaginário, ou seja, representa o objeto concreto através de uma imagem gráfica. Distribui melhor os traços no papel. Anuncia o que vai fazer, descreve o que fez, relaciona o desenho com o que vê ou viu, sendo que o significado do seu desenho só é inteligível para ela mesma. Começa a dar forma à figura humana.


2.1.2. SEGUNDA FASE


Na segunda fase - a pré-esquemática -, os movimentos circulares e longitudinais da etapa anterior evoluem para formas reconhecíveis, passando de conjunto indefinido de linhas para uma configuração representativa definida. A criança desenha o que sabe do objeto e não uma representação visual absoluta; seus desenhos apresentam características, não porque possuam uma forma de representação inata, mas sim porque está no começo de um processo mental ordenado.


2.1.3. TERCEIRA FASE


Na terceira fase, chamada esquemática, a consciência da analogia entre a forma desenhada e o objeto representado se afirma. Nessa fase, a representação gráfica é muito mais tardia que a lúdica verbal, enquanto a brincadeira simbólica e a linguagem já estão bem formadas. A criança já constrói grandes cenas dramáticas brincando, mas só nessa fase começa a organizar seus desenhos.

A representação das figuras humanas evolui em complexibilidade e organização.

De acordo com a abordagem construtivista, o conhecimento não está pré-formado no sujeito, nem está totalmente pronto, acabado, determinado pelo meio exterior, independente da organização do indivíduo. A aquisição de conhecimento processa-se na troca, na interação da criança com o objeto a conhecer. Em outras palavras, o ato de conhecer parte da ação do sujeito sobre o objeto, só se efetua com a estruturação que ele faz dessa experiência. Isso significa que o conhecimento é adquirido não pelo simples contado da criança com o objeto cognoscente, mas pela atividade do sujeito sobre esse objeto, a partir do que ele aprende, do que ele retira, do que organiza da experiência (PIAGET, 1976, p.47).


2.2. O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO MIRIAN C. MARTINS, GISA PICOSQUE E MARIA T.T. GUERRA


As autoras estão fundamentadas na teoria das múltiplas inteligências formulada pelo pesquisador norte-americano Howard Gardner, psicólogo da universidade de Harward. Na visão de Martins; Picosque; Guerra (1998), o desenvolvimento do desenho infantil, divide-se em quatro movimentos. Para as autoras mencionadas, esses movimentos não são estágios, não delimitam território de maneira precisa, definida. São movimentos que mantêm sua essência, sendo maleáveis e modificando-se mediante as intervenções externas, ou seja, pelo meio sócio-cultural, pela família e pelo educador.

Há necessidade de que haja uma compreensão desses quatro movimentos e de tudo que os envolvem porque cada um tem sua beleza e significação. Estudá-los é estar se fundamentando para poder fazer uma boa leitura da expressão artística da criança.


2.2.1. O PRIMEIRO MOVIMENTO


Ação = Pesquisa = Exercício

A criança olha, cheira, toca, se move, experimenta, sente, pensa. Desenha, canta, sorri, chora; faz tudo usando todo o corpo. O corpo é a ação, é o movimento. Seu movimento se dá na ação, na percepção, envolvido sempre pelo sentimento. A criança sente, reconhece e cria, mas ainda não é um criador intencional; essa criação focaliza a própria ação, o exercício, a repetição. Ela se arrisca porque não tem medo, está aberta a todas as experiências, vive intensamente. Com a influência dos objetos e das pessoas, ela fará sua leitura e constituirá sua compreensão de mundo.

O rabiscar se estende além do lápis, do giz e do pincel. Na areia ela rabisca estradas com os carrinhos de brinquedo. O rabisco não tem nenhuma finalidade estética, enquanto produto: a criança não rabisca com intenção de fazer bonito ou expressivo, mas pelo simples prazer de rabiscar. O rabisco é, de fato, o registro de um movimento, que serve de ‘feedback’ para a criança aprender a controlar seus movimentos. Portanto, os rabiscos da criança não são artes abstratas ( ZILBERMENN, 1990, p.156).

Seu pensamento em ação, sua pesquisa, é exercitada através do exercício gestual que se manifesta em garatujas que, nesse momento, não têm significado simbólico. Esses rabiscos, de início, são incontrolados e, geralmente, longitudinais. Dos rabiscos nascem formas circulares, triangulares, quadrangulares, irregulares.

Esses diagramas vão combinando, se agregando, compondo-se.

As formas vão se tornando cada vez mais complexas.

Gardner (apud MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 1998), o autor da teoria das inteligências múltiplas, vê, no primeiro movimento, uma forma de conhecimento intuitivo, construída a partir da interação com o objeto físico e com outras pessoas, adquirido através do sistema de percepções sensoriais e interações motoras, estimuladas pelo mundo externo, mesmo em crianças com dificuldades ou limitações físicas.


2.2.2. SEGUNDO MOVIMENTO


Ação = Pesquisa = Exercício = Interação = Símbolo 

Esse segundo movimento vai se estruturando enquanto se descola de aspectos do primeiro. As mudanças vão ocorrendo, na descoberta cada vez mais confirmada de que tudo que está no mundo tem nome, tem significado, tem um porquê.

A criança dá nome aos seus rabiscos, ao perceber que eles se perecem com alguma coisa. Esta é uma etapa intermediária, para uma fase posterior, a criança começa a representar. A representação “representa” algo para a criança, mas não tem intenções naturalistas.

Isso dá muitas vezes, aos adultos a impressão que não ficou parecido. Muitas vezes aparecem no papel coisas que, aparentemente, não tem nada a ver entre si, ou as partes das mesmas coisas podem aparecer separadas, soltas no espaço. Organizar as coisas no espaço é um processo demorado, que depende do próprio desenvolvimento da criança e não pode ser imposto de fora para dentro (ZILBERMANN, 1990, p.157).

O ser humano tem por natureza buscar significações da própria vida, e isso nasce dessas primeiras descobertas. Não apenas registramos os estímulos externos, mas pensamos para agir sobre eles.

O segundo movimento expressivo é denominado simbólico. A função simbólica é o centro do processo de aprendizagem, representa os objetos, as ações sobre eles; também representa seus conceitos.

São representações sobre representações. Fingir beber em uma xícara vazia, por exemplo, representa um significado e tem uma função lúdica e comunicativa, implicando uma conversa interna, tornada possível pela interiorização da ação expressada, pelas representações verbais, visuais, gestuais, sonoras.

No desenho, essa passagem se dá lentamente. Dos rabiscos e das pesquisas de formas nascem as primeiras tentativas de letras – diferenciando escrita de desenho – e as primeiras figuras humanas. A representação centra-se no manejar e construir símbolos em si. Não há preocupação com a organização das cenas no papel; seus desenhos parecem soltos no espaço.

Os símbolos construídos pelas crianças através do ver, pensar e sentir o mundo, são pautados nas suas referências pessoais e culturais, nos registros de suas preferências e prioridades, nas características estruturais globais que enfatizam ou excluem.


2.2.3. O TERCEIRO MOVIMENTO


Ação = Pesquisa = Exercício = Interação = Símbolo = Organização = Regra 

Chamada a idade de ouro do desenho, a fase em que a criança vive e elabora soluções criativas para expressar o espaço, a sobreposição, o que tem por baixo ou por trás das coisas, criando uma lógica e uma coerência perfeitamente adequadas aos seus intentos. A criança tem a intenção de buscar semelhanças em suas representações, procurando convenções e regras com certa exigência. A criança vive intensamente a leitura e a produção significativa do mundo. Há uma realidade que está presente no próprio desenho, que ganha uma vida interna, reflexos de percepções, sentimentos e pensamentos.

Organizar as coisas no espaço significa localizar em cima, ao lado de cá e ao lado de lá (que depois a criança vai nomear de esquerdo e direito). A criança mostra que é capaz de organização, representando a linha da terra, o chão (...) Outro limite de espaço que as crianças costumam representar é o céu, que aparece como se fosse um teto e não uma massa de ar. Nesta fase em que as crianças começam a representar, ela vai também começar suas primeiras construções: uma madeira e um prego formam um rádio (...) (ZILBERMANN, 1990, p.157).

O aparecimento do chão representa um avanço considerável na compreensão desse conceito, tendo concreta e profunda relação em suas interações com o mundo, as pessoas e os objetos.

A busca pela representação mais realista muitas vezes traz o medo, a preocupação em fazer bem feito, levando a criança a usar a borracha. A escolha da cor também obedece à regra e à organização.

As escolhas devem ter a cor da realidade, e as convenções ditam essas regras. As copas das árvores são sempre verdes ou o céu sempre azul.

O terceiro movimento expressivo nos mostra a invenção de relações e regras que geram critérios próprios, na busca de soluções criativas que vão alimentando um pensamento criado com maior autonomia. Quem não produz e inventa idéias, dificilmente consegue encontrar soluções criativas para resolver as dificuldades do cotidiano.


2.2.4. O QUARTO MOVIMENTO


Ação = Pesquisa = Exercício = Interação = Símbolo = Organização = Regra = Poética = Pessoal

Duas marcas são representativas na adolescência: o problema de identidade e a gênese do pensamento formal. Quem sou eu? Para onde vou? Que profissional quero ser? São as questões básicas do adolescente que vive a construção de sua própria identidade.

Na produção artística–estética, contracenam, em oposição ou em alternância, o prazer de manejar e explorar, a ótica pessoal de ver – pensar – sentir o mundo, a procura de um estilo pessoal, mesclando estratégias pessoais com gramáticas culturais, construindo sua poética; ou o medo de se expor, a preferência pela repetição de formas conquistadas, a busca de modelos, o sentimento de incompetência, a obediência ou abandono de tarefas sem significado.


2.3. DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO


Partindo da pesquisa bibliográfica sobre o desenho infantil, podemos observar que, embora a abordagem e a nomenclatura usada variem, não existem divergências profundas entre os autores mencionados anteriormente no que diz respeito à expressão gráfica da criança.

O desenho infantil é composto por fases, etapas, estágios, movimentos, qualquer que seja a nomenclatura usada para definir que o desenho evolui conforme o próprio crescimento da criança, dentro do seu processo de desenvolvimento como ser humano.

Ou seja, as garatujas ou os rabiscos aparecem na fase sensóriomotora, etapa da teoria do desenvolvimento humano desenvolvida pelo estudioso Jean Piaget, onde a criança explora materiais e movimentos, não na fase pré-operatória, onde a criança começa a construir e a representar. Segundo Fischer, (2003,p.15).

A cada novo mundo criado, também são criados obstáculos específicos que precisam ser resolvidos e vivenciados, e a diversão desses mundos está exatamente em resolvê-los superando as expectativas e as ansiedades criadas. Nestes mundos as crianças podem se dar ao luxo de errar para avaliar o resultado, sem medo de punição que agregue sofrimento.

Essas etapas do desenvolvimento infantil devem ser vivenciadas pelas crianças, fase a fase, senão pode haver uma lacuna no desenvolvimento que, mais tarde, precisará ser trabalhada.

Devemos sempre lembrar que a criança é um ser em desenvolvimento como nós, adultos, também o somos, e viver é estar se transformando.


2.4. A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NESSE PROCESSO


O conhecimento das etapas evolutivas do desenho infantil fornece ao educador mais um instrumento para compreender as crianças. Somando esse conhecimento à análise constante dos seus trabalhos e considerando sempre o significado mais profundo do ato de desenhar como expressão de idéias e sentimentos, o educador poderá orientar suas ações pedagógicas relacionadas às atividades de desenho elaborando propostas de trabalho que incorporem as atividades artísticas, as quais não precisam ser espontâneas das crianças. O fato de ser escolhida pelo educador não tornará essa atividade expressiva. O desenho infantil poderá ser colocado para a criança através de uma história bem contada, de um passeio, de algo ocorrido em sala, de brincadeira, de faz-deconta, de jogos, de cantigas, etc.

A relação inusitada olho/cérebro/mão/instrumento/gesto/traço redimensiona o ato de desenhar e o jogo é acrescido de novas regras.

O olho conquista novos espaços, tentando por vezes dominar os gestos. Os olhos comandantes traz do trunfo do campo. A criança passa a perceber os limites especiais do papel: o dentro e o fora, o eu e o outro, o campo da representação e o campo da realidade. O discernimento do campo retangular do papel, onde tudo pode acontecer, inaugura a era do faz-de-conta. Inaugura-se o jogo. Desenhar é atividade lúdica, reunindo como em todo o jogo, o aspecto operacional e o imaginário. Todo o ato de brincar reúne esses dois aspectos que sadiamente se correspondem. A operacionalidade envolve o funcionamento físico, temporal, espacial, as regras; o imaginário envolve o projetar, o pensar, o idealizar, o imaginar situações.

Ao desenhar, o espaço de papel se altera. (DERDYK, 1989, p.71).

O que faz com que a criança se expresse criativamente é a liberdade física e mental. Por esse motivo, é muito importante que o conteúdo seja acessível e significativo, que seja proposto de forma que a criança expresse seus pensamentos livremente, tendo a autonomia necessária para criar.

Segundo Pillar (1996), ao observar o desenho de uma criança, podemos aprender muito sobre o seu modo de pensar e sobre as habilidades que possui. Quando, em um desenho, os braços de uma figura humana saem da cabeça e não do tronco, por exemplo, significa que a criança ainda não tem construído interiormente, em seu pensamento, o esquema corporal de uma figura humana. Isso nada tem a ver com o fato de ela não estar enxergando direito, de estar com problemas de motricidade fina, ou ainda, de não estar apta a desenhar com destreza. Desenhar figuras humanas possibilita à criança estruturar suas idéias sobre a figura humana.

No mesmo sentido, quando as crianças escrevem letras e algarismos espalhados, representa o que têm construído sobre as relações espaciais, se direita/esquerda ou em cima/embaixo. Não existe “o todo” integrado em seu pensamento; o desenho ou a escrita refletirá a forma que ela tem de ver o mundo, e não aquela que a maioria dos adultos considera correta.

O papel do educador é muito importante nesse processo.

Ele não é apenas um facilitador. É alguém que deverá desafiar, incentivar, procurar ampliar as experiências e os conhecimentos da criança. Com a criança pequena, o educador não necessitará utilizar-se de técnicas muito elaboradas.

É importante que a criança tenha oportunidade de desenhar livremente, em papéis e em tamanhos e texturas diferentes, em posições variadas, com materiais diversos. Quando a criança vai dominando seus movimentos e gestos, as propostas devem ser diferentes: desenhar em vários tempos e ritmos, fazer passeios e expressar o que observou no papel, incentivar o desenho coletivo, desenhar as etapas percorridas após uma brincadeira ou jogo e muitas outras podem ser feitas com a criança para ajudá-la a aprimorar suas capacidades de desenhar. Os educadores que vivem diariamente com essas crianças vão sendo também incentivados por elas a criar, sempre e cada vez mais, novas atividades.

Criar brincando – esse o duplo verbo que traduz o dia-a-dia da infância.

A maturação de si em borboleta, o pousar no sol, o estar além de estrelas. Em um único gole, sorve a água de todos os mares, mais três cachoeiras, mais nove riachos. Em seu íntimo cessa toda e qualquer guerra. Fala em idiomas incríveis, num linguajar que flui do espírito. A criança se guia pelo Deus que lhe habita, dentro. Pode tudo o que adulto não pode (ou não se permite): ser criança, por exemplo.

O educador deve entender que o desenho da criança dependerá também do meio em que vive, se tem oportunidade de ter acesso a materiais e atividades que permitam e incentivem a sua expressão artística. Deve, também, respeitar o ritmo de cada criança, a maneira como sua obra está evoluindo, porque cada criança tem um tempo e uma maneira de internalizar suas experiências e vivências.


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS


Levantadas questões nesta pesquisa, percebemos que existe uma estreita relação entre as fases do desenho infantil e as etapas evolutivas do desenvolvimento humano.

Buscando respostas ao analisar os vários autores citados, tomamos conhecimento de que há uma relação nas abordagens das pesquisas realizadas, não existindo divergências profundas entre esses pensadores.

Dessa forma, é importante mencionar que o conhecimento das fases do desenho infantil deve contribuir para a construção do imaginário das crianças, sendo mais um recurso que o educador poderá utilizar para melhor compreendê-las. Somando conhecimento, análise e compreensão da produção infantil, o educador perceberá o significado mais profundo do ato de criar, expressão das idéias e dos sentimentos da criança.

Considerando o prazer que a criança possa sentir com o seu gesto, além de estar construindo sua noção espacial e desenvolvendo em suas ações, habilidades motoras, através de todo esse processo, o educador poderá orientar suas ações pedagógicas com relevância, mérito e qualidade.




4. REFERÊNCIAS


FISCHER, Julianne. O lúdico e a abstração. Curso de especialização em Educação Infantil. 15p. Apostila. Indaial: ICGP, 2003.
LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. 2 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MARTINS, Mirian Celeste. PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria T. Telles. A língua do mundo: Poetizar, fluir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbone. Resumo de cursos filosofia e linguagem. Campinas: Papirus, 1990.
NEVES, Lygia Helena Roussenq. O impulso criativo da infância. Curso de especialização em Educação Infantil. Apostila. Indaial:
ICGP, 2003.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PILLAR, Analise Dutra. Desenho & escrita como sistema de representação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PILLAR, Analise Dutra. Desenho e construção do conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
ZILBERMANN, Regina (org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.





Autoras: Ema Roseli de Novaes e Lygia Helena Rousseno Neves
Especialistas em Educação Infantil

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