ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Linguagens e crianças: tecendo uma rede pela educação da infância - Concepções de linguagem na Educação Infantil


Imagem: Quino


O artigo apresenta parte de uma pesquisa interinstitucional entre oito universidades da região Sul do país, unidas pelo objetivo de construir um referencial para a elaboração de um currículo para a Educação Infantil. A fim de enfrentar o desafio que os bebês e as crianças pequenas colocam à educação brasileira, o estudo investiga concepções sobre linguagem/linguagens em diferentes perspectivas e campos teóricos e nos diferentes usos nas práticas pedagógicas.

Inicialmente, analisaram-se 47 propostas pedagógicas para a Educação Infantil em todas as capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes. Com base nessa análise, observou-se grande diversidade a respeito do que se entende por linguagem e linguagens: ora entendida como campo disciplinar (linguagem escrita, oral, linguagens visuais, linguagem musical...), ora como uma disciplina específica, e, ainda, relacionadas a ferramentas e tecnologias (linguagem informática, linguagem cinematográfica).

Como embasamento para refletir sobre essas questões, cada grupo de pesquisadores − oriundos de diferentes campos (pedagogia, psicologia, letras, artes plásticas, música, fisioterapia e medicina) − escolheu um teórico que enfoca o conceito da linguagem, problematizando esses referencias para a Educação Infantil. Entre esses autores, encontram-se: Jerome Bruner, Donnald Winnicott, Mikhail Bakhtin, George Jean, Paul Zumthor, Patrícia Campbell, Marisa Fonterrada, Didi-Huberman, Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty, Paul Ricoeur, Loris Malaguzzi e Walter Benjamin. Este artigo apresenta a síntese da discussão sobre as reflexões dos dois últimos teóricos. 

A discussão de um tema tão complexo e ambíguo, para a elaboração de um currículo na Educação Infantil, é importante por permitir levar em conta as múltiplas dimensões e sensorialidades que perpassam a relação das crianças com as linguagens, em uma sociedade organizada e significada por elas. A escassez de produções teóricas que dialoguem com o trabalho de linguagens no cotidiano das instituições de Educação Infantil reforça a relevância dessa pesquisa, que se insere em um campo ainda em processo de constituição nas universidades, tanto em âmbito nacional quanto internacional. 

Clique aqui para acessar o artigo.

Referência:
BARBOSA, Maria Carmen S.; ALBUQUERQUE, Simone S. de; FOCHI, Paulo S. “Linguagens e crianças: tecendo uma rede pela educação da infância”. Revista Aleph. Niterói/Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense (UFF) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2013.

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