ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Experiência com sons, ritmos, músicas e movimentos na educação infantil


 Imagem: Internet




O homem que não possui a música em si mesmo, aquele a quem não emociona a suave harmonia dos sons, está maduro para a traição, o roubo, a perfídia, sua inteligência é morna como a noite, suas aspirações sombrias como o Erebo. 

Desconfia de tal homem, escuta a música.
WILLIAM SHAKESPEARE



Precisamos de música na Educação Infantil. As crianças precisam de música.
E gostam. O som, o ritmo, a melodia fazem parte de sua vida. 

É preciso que as brincadeiras musicais na Educação Infantil se constituam em
experiências vivas, agradáveis e enriquecedoras.

Seria correto concordar com Platão e outros filósofos, para os quais a Arte
deveria ser a base de toda a educação, lembramos a irreverente ironia de Bernard Shaw: " limito-me a chamar a atenção para o fato de que a arte é a única forma de educar que não é tortura". 

Explorar som, ritmo e movimento significa descoberta e vivência, pela
criança, de :

· Uma variedade e riqueza de sons e movimentos produzidos a partir de nosso corpo.
· Grande variedade de sons e movimentos que podem ser inventados.
· Uma variedade de sons e movimentos produzidos pelos seres e demais elementos
da natureza.
· Atividades criadoras musicais.
· Prática rítmica partindo das palavras.


A Importância da música na Educação Infantil 

Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser. 

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem  induzir ações, comportamentos motores e gestuais ( ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.

Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “ A 
criança está aberta para receber”. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.

A inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de
maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. É possível afirmar que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.

Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto
maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.

Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com  o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.

Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach , Carlos Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus respectivos pais.

Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos,  os meios de comunicação...
Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. 
Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o
conhecimento, mais se desenvolve o talento.

Músicos não nascem prontos. Nascem com talento e adquirem formação para se tornarem os músicos que desejam ser.


Por que musicalizar? 

A musicalização, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, ainda auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da:

- Socialização 
- Alfabetização 
- Inteligência 
- Capacidade inventiva 
- Expressividade
- Coordenação motora e tato fino
- Percepção sonora 
- Percepção espacial 
- Raciocínio lógico e matemático
- Estética


Contribuições da Música para o desenvolvimento global da Criança 

A linguagem musical acompanha a humanidade desde o início da civilização. A escrita na pauta foi criada posteriormente, para registrá-la e mantê-la viva de forma codificada. 

A música atua no corpo e desperta emoções. Pode aumentar ou equilibrar o
metabolismo, aumentar ou diminuir a energia muscular, acelerar a respiração ou diminuir sua regularidade, causar mudanças no volume de sangue, pulsação e pressão, interferir na receptividade sensorial, minimizar os efeitos de fadiga ou levar à excitação.

Não é fácil encontrar uma só parte do corpo que não sofra influência dos sons musicais. A música afeta a digestão, age nas secreções e nas redes neurológicas. Estudos recentes determinaram que ela diminui o colesterol na corrente sangüínea. O organismo reage de acordo com a origem das vibrações e características dos sons. O som age diretamente sobre o organismo por que é absorvido pelas células e órgãos e indiretamente por meio das emoções que interferem nos processos orgânicos.





Bibliografia

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Volume 1. Editora Paulinas. São Paulo. 2001. 

_______________________ Jogando com os sons e brincando com a Música.
Volume 2. Editora Paulinas. São Paulo. 2001. 


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KRIEGER, Elizabeth. Descobrindo a Música - Idéias para Sala de Aula - Coleção 
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__________________O Mundo Encantado da Música Vol. 2 Fá, Sol. Editora 
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__________________O Mundo Encantado da Música Vol. 3 Lá, si. Editora 
Paulinas. São Paulo. 1998.

__________________O Mundo Encantado da Música Vol. 4 Dó, Si, Lá. Editora 
Paulinas. São Paulo. 1998.




Prof. Carlos Yansen

Fundação Romi

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