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O homem que não possui a música em si mesmo, aquele a quem
não emociona a suave harmonia dos sons, está maduro para a traição, o
roubo, a perfídia, sua inteligência é morna como a noite, suas aspirações
sombrias como o Erebo.
Desconfia de tal homem, escuta a música.
WILLIAM SHAKESPEARE
Precisamos de música na Educação Infantil.
As crianças precisam de música.
E gostam. O som, o ritmo, a melodia fazem
parte de sua vida.
É preciso que as brincadeiras musicais na
Educação Infantil se constituam em
experiências vivas, agradáveis e
enriquecedoras.
Seria correto concordar com Platão e
outros filósofos, para os quais a Arte
deveria ser a base de toda a educação,
lembramos a irreverente ironia de Bernard Shaw: " limito-me a chamar
a atenção para o fato de que a arte é a única forma de educar que não é
tortura".
Explorar som, ritmo e movimento significa
descoberta e vivência, pela
criança, de :
· Uma variedade e riqueza de sons e
movimentos produzidos a partir de nosso corpo.
· Grande variedade de sons e movimentos
que podem ser inventados.
· Uma variedade de sons e movimentos
produzidos pelos seres e demais elementos
da natureza.
· Atividades criadoras musicais.
· Prática rítmica partindo das palavras.
A Importância da música na Educação
Infantil
Por seu poder criador e liberador, a
música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Escola. É
preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os
primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa
faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte
de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na
Educação Infantil os fatos musicais devem
induzir ações, comportamentos motores e gestuais ( ritmos marcados
caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação
perceptiva propriamente dita.
Até o primeiro ano de vida, as janelas
escancaradas são as dos sentidos. “ A
criança está aberta para receber”. Contar
histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são
estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões
sensoriais do cérebro.
A inteligência musical está relacionada à
capacidade de organizar sons de
maneira criativa e à discriminação dos
elementos constituintes da Música. É possível afirmar que pessoas dotadas dessa
inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso
é real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da
inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.
Musicalidade é a tendência ou inclinação
do indivíduo para a música. Quanto
maior a musicalidade, mais rápido será seu
desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de formação
acadêmica.
Musicalização é um processo cognitivo e
sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica,
melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da
orientação de um profissional.
Se todos nascem potencialmente
inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a
todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as
desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus
estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach , Carlos Gomes e Villa Lobos,
entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus respectivos
pais.
Embora o incentivo ambiental familiar e a
iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação
musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da
inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...
Talento e conhecimento caminham sempre
juntos e um depende do outro.
Quanto maior o talento mais fácil se torna
o conhecimento. Quanto maior o
conhecimento, mais se desenvolve o
talento.
Músicos não nascem prontos. Nascem com
talento e adquirem formação para se tornarem os músicos que desejam ser.
Por que musicalizar?
A musicalização, além de transformar as
crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música,
apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, ainda
auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da:
- Socialização
- Alfabetização
- Inteligência
- Capacidade inventiva
- Expressividade
- Coordenação motora e tato fino
- Percepção sonora
- Percepção espacial
- Raciocínio lógico e matemático
- Estética
Contribuições da Música para o
desenvolvimento global da Criança
A linguagem
musical acompanha a humanidade desde o início da civilização. A escrita
na pauta foi criada posteriormente, para registrá-la e mantê-la viva de forma
codificada.
A música atua no corpo e desperta emoções.
Pode aumentar ou equilibrar o
metabolismo, aumentar ou diminuir a
energia muscular, acelerar a respiração ou diminuir sua regularidade,
causar mudanças no volume de sangue, pulsação e pressão, interferir na
receptividade sensorial, minimizar os efeitos de fadiga ou levar à excitação.
Não é fácil encontrar uma só parte do
corpo que não sofra influência dos sons musicais. A música afeta a digestão,
age nas secreções e nas redes neurológicas. Estudos recentes
determinaram que ela diminui o colesterol na corrente sangüínea. O organismo reage de
acordo com a origem das vibrações e características dos sons. O som age
diretamente sobre o organismo por que é absorvido pelas células e órgãos e
indiretamente por meio das emoções que interferem nos processos orgânicos.
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Prof. Carlos Yansen
Fundação Romi
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