ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O que é infância com alma, essência e significado?


Imagem: Internet


Etimologicamente infantia é a dificuldade ou incapacidade de falar; criança é o novo. A infância é símbolo de simplicidade natural, de espontaneidade.
De que infância estamos falando, a que tipo de criança estamos nos referindo? Sempre, em primeira instância àquela criança com a qual convivemos no nosso cotidiano: referimo-nos tanto à infância das nossas crianças quanto à nossa infância pessoal, à nossa criança interior.

É importante contextualizar a criança à qual estamos nos referindo, pois estas informações são fundamentais para uma compreensão mais ampla da infância. Mas, para uma compreensão mais profunda da sacralidade, sobretudo daquela(s) criança(s) com quem estamos em contato, é preciso poder olhar para elas. E este olhar não tem como fundamento somente uma teoria vinda de fora, mas a coragem de acreditar nas nossas próprias percepções, intuições, sentimentos, sinais e imagens. A fonte mais segura é a observação que cada um faz da(s) criança(s) com quem convive, da sua gestualidade, dos seus movimentos, do seu jeito de relacionar-se com os outros, com ela mesma, com os objetos, com o mundo; a observação e a tentativa de compreensão das imagens que aparecem nos seus processos e nas suas produções, sobretudo as não verbais.

Como ir ao encontro dessa profundidade, dessa essência que cada criança e cada um de nós trazemos?


Normose e caminhos para a plenitude

Acredito ser oportuno trazer para a reflexão um conceito que me parece extremamente importante para o enriquecimento de ampliação e aprofundamento das questões que dizem respeito ao universo da criança.
 

O dom de cada ser humano é o que nos torna, a cada um, nós mesmos, únicos, dando sentido à nossa existência. Este é o grande desafio da educação atual, educação normótica que não aceita a diversidade e ainda, compara a partir de um ideal de “normalidade”.
 
Normose é, segundo Pierre Weil, o “conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou de agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria em uma determinada sociedade e que provocam sofrimento, doença e morte”. A normose é patogênica e tem um caráter automático e inconsciente.

Vivemos uma fase de transição, de mudança de paradigmas em todos os âmbitos do humano. O maior desafio hoje é o de superar a “normose, o comodismo, a estagnação evolutiva e a perda do sagrado e dos valores perenes” para caminhar para uma fase de “consciência, amor e solidariedade” (Crema). O dom de cada ser humano é o que nos torna, a cada um, nós mesmos, únicos, dando sentido à nossa existência. 

Este é o grande desafio da educação atual, educação normótica que não aceita a diversidade e ainda, compara a partir de um ideal de “normalidade”.

Jean Yves Leloup afirma existirem normoses gerais, como a bélica, a competitiva, a machista, a feminista; e existem normoses específicas como o consumismo, a normose alimentar, a materialista, a das drogas, a da individualidade, a da informática, a da especialização, a da fofoca, etc.
Weil sustenta que é possível passar da normose à plenitude, ou, em outras palavras, da doença à saúde, da inconsciência à consciência. 

É função da educação trabalhar o ser humano para lograr a plenitude, ou seja, o “pleno alcance de todo o seu potencial, da sua liberdade e da consciência total”.

A educação pode atuar, tanto com crianças que já, desde o nascimento apresentam uma sabedoria precoce: aqui educar seria cultivar, “preservar aquilo que já existe” sem reprimir os talentos naturais. Ou ainda, a educação deveria facilitar o despertar de todas as outras crianças no caminho da sua plenitude de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Jacques Delors). 

Para que a educação possa atingir estes objetivos, o caminho deve começar com o auto-desenvolvimento dos adultos.

“Normoses” no Universo Infantil

Gostaria de refletir, aproveitando o conceito de “normose” de Pierre Weil a respeito daqueles padrões que nossa sociedade considera ‘normais’ e que têm por trás um tanto de patológicos. Perguntamos, pois: o que é normal e o que é patológico quando olhamos para nossas crianças?
  • Não ter ritmos, horários, rituais?
  • As comidas “fast-food”, balas, chicletes e refrigerantes?
  • Agendas superlotadas já desde o berço?
  • Ficarem horas sentadas na frente da televisão ou do videogame?
  • Querer, pedir e ganhar brinquedos a qualquer hora?
  • Não ter tempo livre?
  • Ser alfabetizadas precocemente?
  • Participar de todas as conversas e discussões dos adultos?
  • Viver em espaços não adequados?
  • Não conviver com a família?
  • Nunca estarem satisfeitos, querer sempre mais?
  • Trabalhar muito cedo (as que precisam)?
  • Não participar da coletividade (aquelas que vivem “protegidamente isoladas”)?.... Iniciar-se sexualmente muito precocemente?
  • Não serem respeitadas na sua diversidade e serem massificadas?
  • Tomarem antidepressivos?
  • Beber e drogar-se?
  • Etc.
É muito preocupante perceber que, frente a situações que deveriam ser consideradas realmente humanas, naturais na vida de qualquer criança, reagimos como se fossem problemas: a tristeza, chamar a atenção de alguma forma, falar sozinho, chorar, não parar quieto, querer ficar com outras crianças; querer ficar só; ter medos totalmente irracionais; brigar por amor; ficar doente de tristeza ou para ter um colo; brincar; movimentar-se; não querer tomar banho ou não querer sair do banho; não conseguir perder; não ter paciência; se perder no pensamento, viajar a outros mundos, ficar distraída; etc.

Reais problemas que afligem a infância e seu entorno

Se formos tirar um “Raio X” da situação da infância deste início de século XXI, salta a olhos vistos que vivemos um momento crítico:
  • Podemos perceber um grande número de crianças hiperativas, com o conhecido Déficit de Atenção;
  • Crianças agressivas que expressam sua raiva através de brincadeiras e de atitudes violentas;
  • Crianças com diversas doenças, como alergias, problemas digestivos, estresse, obesidade, câncer;
  • Crianças com depressão ou apatia;
  • Crianças com problemas de sono;
  • Crianças super-estimuladas;
  • Falta de qualidade na alimentação;
  • Crianças sobrecarregadas de atividades e sem tempo para brincarem, serem elas mesmas;
  • Pressão escolar precoce;
  • Crescente evasão escolar: as instituições escolares não têm encontrado caminhos que respondam aos interesses e às necessidades dos seus alunos, necessidades que passam pelo desenvolvimento da criatividade, dos potenciais latentes, pelo trabalho para o desenvolvimento da inteireza, entre outros;
  • Falta de interesse e concentração por parte das crianças, grande parte das quais é encaminhada para acompanhamento psicopedagógico, terapêutico;
  • Abuso sexual dentro de casa, prostituição precoce;
  • Crianças envolvidas com o trâfego de drogas, etc.
Será que estamos conseguindo enxergar, olhar para nossas crianças? Observamos, por outro lado, crianças muito inteligentes que participam diretamente das dificuldades do cotidiano dos pais e estão em contato direto com a mídia, videogames e computador, geralmente bem antes do momento adequado: são estimulados por imagens externas que vão substituindo as imagens internas para as quais sobra pouco tempo e espaço.
 

O dom de cada ser humano é o que nos torna, a cada um, nós mesmos, únicos, dando sentido à nossa existência. Este é o grande desafio da educação atual, educação normótica que não aceita a diversidade e ainda, compara a partir de um ideal de “normalidade”.
 
Percebemos crianças extremamente frágeis precisando de cuidado e proteção desde a mais terna infância: elas são tremendamente sensíveis, sendo o corpo o primeiro veículo a sentir diretamente qualquer estímulo ou invasão vindos de fora. Mas, na medida em que as crianças crescem, elas vão criando, de forma inconsciente, defesas, camadas de proteção que, se por um lado as resguardam,por outro vão encobrindo suas verdadeiras emoções e sentimentos que vão sendo “abafados”, reprimidos, quando não destruídos.

Observamos crianças com uma percepção muito aguçada, que captam tudo ao seu redor. E crianças com muita luz e sabedoria que, se as ouvirmos, podem vir a trazer grandes lições para a nossa existência adulta que se preza “dona da verdade” e, conseqüentemente, autoritária e prepotente.

 Temos um panorama de pais e educadores vivendo uma grande crise de identidade e de valores originários de uma cultura e de um sistema que prega, de forma avassaladora, a globalização, que não considera as diferenças de cada ser humano, mas que, pelo contrário estimula a massificação. Difícil ajudar o outro, especialmente às crianças a se transformarem, sem termos, nós, adultos, orientação para a nossa própria transformação.

Temos sido “bombardeados” com mensagens, imagens e informações através da mídia, informações que vamos acumulando, algumas e esquecendo tantas outras. Muitas delas constituem um estímulo à violência, tanto através da TV, quanto no dia a dia ao virar cada esquina e até dentro dos nossos próprios lares.

Vivemos uma profunda crise de valores, uma carência de raízes que dêem significado às nossas vidas: é necessária uma re-conexão com nossos sinais internos. A nossa sociedade está abafando a alma, o ser das crianças, está tirando-lhes a oportunidade de serem elas mesmas.

Os educadores costumam abraçar uma teoria que nós dá apoio e temos dificuldade de olhar para dentro de nós mesmos e para as crianças com as quais convivemos diariamente, não as crianças dos livros e das teorias, mas aquelas de carne e osso e alma que vêm a nós, que nos escolheram para aprender alguma coisa e para ensinar-nos outras tantas lições, se pudermos ouvi-las.

Os pais atuam de forma instintiva ou repetindo aquilo que receberam na sua própria infância: falta muita informação e orientação.

Como cuidar destas dificuldades/desafios?

Torna-se necessário no trabalho junto às crianças:
  • Nos desapegarmos de dogmas para poder olhar para elas de forma inteira e ler as mensagens que elas tentam nos transmitir através da palavra, do corpo, do não dito, da sua arte, dos seus medos, das suas dificuldades, das suas habilidades, da sua timidez, da sua agressividade, dentre tantas outras expressões.
  • Conhecer as diversas teorias e pesquisas sobre desenvolvimento infantil, através de cursos, grupos de estudo, leituras, etc.
  • Conhecer, pesquisar, vivenciar e ter um leque de possibilidades de propostas que sejam adequadas às necessidades, interesses, habilidades, dificuldades das crianças.
  • Estar atualizado, à par dos debates relativos à infância, assim como das políticas públicas e de toda a situação da infância.
  • Pais e educadores precisam posicionar-se, aprimorar seus conhecimentos, discutir valores, dificuldades e ampliar sua consciência com relação à importância de perceber e estimular a essência específica de cada criança.
  • Resgatar uma infância com alma, com essência, com significado, aquela na qual as pequenas e simples atitudes, momentos, gestos, sabores, brinquedos, cantos, histórias, pinturas, produções, toques e olhares sejam significativos, valorizados. Uma infância na qual haja uma preocupação em se deter no outro, ouvi-lo profunda e verdadeiramente. Uma infância na qual o ser humano esteja sensível e voltado às manifestações de carências, agressividade, dificuldades, interesses, desejos, conflitos, ao significado dos gestos, do espaço, das produções artísticas, das dificuldades, do significado oculto das brincadeiras das crianças.
  • Pensar em um espaço “almado”, essencial, significativo, feito por e para a criança: o educador poderia pensar em tornar o espaço cálido, familiar; preocupar-se com a ambientação, as cores, as plantas, diversidade de materiais, um mobiliário flexível e sua distribuição adequada a cada proposta. A criança dará sua cor e imprimirá sua personalidade com suas produções, seus cuidados, sua co-criação e o respeito às regras: impregnará o espaço com seu SER.
  • Desenvolver atividades com alma, essência, significado, aquelas adequadas a cada faixa etária, a cada momento específico, a cada grupo, aos diversos contextos, espaços, dificuldades, às diferentes habilidades, necessidades e interesses das crianças, significa a possibilidade de propiciar canais de expressão para dar voz às crianças; atividades que levem em conta o corpo, a mente, as emoções, o espírito da criança na sua inteireza.
Como chegar próximo do mundo misterioso e simbólico da criança? 

Conseguimos captar, apreender a alma da criança? Como fazer?

O olhar, a observação das imagens que a criança traz, da sua percepção, ouvir o que ela tem a dizer, ficar conectados com nosso próprio corpo, com nossas intuições e emoções, podem ser pistas interessantes. O que os educadores podem fazer com essas informações? É possível:
  • Vivenciar, pesquisar, estudar possibilidades expressivas para ampliar nosso universo de opções.
  • Estudar e conhecer profundamente os processos de desenvolvimento integral do ser humano nas diferentes faixas etárias.
  • Procurar conhecer e reconhecer a nossa criança real.
  • Tomar decisões, fazer escolhas responsáveis das atividades adequadas.
  • Criar e recriar propostas fazendo uma releitura das crianças tanto de forma individual quanto no grupo.
  • Orientar os pais e incentivá-los a oferecer apoio e afeto.
  • Conviver com a solidão tanto quanto com o trabalho cooperativo em equipe.
O educador, ao mesmo tempo em que pode se perder no seu caminho tem diversas possibilidades a serem descobertas. Ele precisa, porém, enfrentar e vencer suas angústias para poder encontrar sua verdadeira essência: prestar atenção aos sinais da sua intuição, das suas sensações, emoções e sentimentos, para resgatar seu lado feminino e principalmente sua criança interior, primeiro passo no caminho de uma infância digna, saudável e significativa.


Nota: Estas reflexões fazem parte do livro “O universo simbólico da criança” de Adriana Friedmann, Ed. Vozes, São Paulo, 2005.



Adriana Friedmann

É educadora, doutoranda em Antropologia e Mestre em Metodologia do Ensino. Coordena o curso de Pós Graduação em "Educação Lúdica em contextos escolares, não formais e corporativos".

Um comentário:

  1. Super gostei de seu texto, vai ao encontro do que tenho pensado e no que tenho trabalhado. Parabéns!

    ResponderExcluir