ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO - FEVEREIRO

ENCONTROS DE ARTE EDUCAÇÃO

"NARRATIVAS LÚDICAS DA INFÂNCIA - A música e o ritmo, O corpo e a dança, A escuta e o brincar"

EM BREVE!!!

EDUCADORES, PAIS, ARTISTAS, ESTUDANTES E TODOS OS INTERESSADOS EM ARTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE ESTÃO CONVIDADOS!


Abordando a importância do reconhecimento do brincar como linguagem própria e fundamental da criança e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si, sobre a relação com o outro e as coisas do mundo. Serão apresentadas aos participantes as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento integral, bem como questões presentes na sociedade contemporânea que impedem a concretização de uma infância plena e permeada pela ludicidade.

Para mais informações acesse: www.ateliegiramundo.com ou envie uma mensagem para contato@ateliegiramundo.com

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O brincar como portador de significados e práticas sociais



Imagem: Internet


Neste artigo, estuda-se as concepções sobre o brincar de três professores da pré-escola, de uma instituição pública, que lecionam para crianças na faixa etária de cinco anos. São traduzidas pelo relato de suas experiências em interfaces com a memória e a comunicação oral. Após a análise qualitativa dos dados observa-se um paradoxo nas narrativas das professoras que comunicam a sua concepção do brincar como espaço de criação, de liberdade, fantasia e imaginação e, ao mesmo tempo, a idéia do brincar como estratégia pedagógica.




O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA


Diversos autores têm se referido às diferentes significações atribuídas aos brinquedos e brincadeiras. Entre eles a professora Tizuko M. Kishimoto que faz alusão aos brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos sociais


Brinquedo e brincadeira aparecem com significações opostas e contraditórias: a brincadeira é vista ora como ação livre, ora como atividade supervisionada pelo adulto. O brinquedo expressa qualquer objeto que serve de suporte para brincadeira livre ou fica atrelado ao ensino de conteúdos escolares. A contraposição entre a liberdade e a orientação das brincadeiras, entre a ação lúdica concebida como fim em si mesma, ou com fins para aquisição de conteúdos específicos, mostra a divergência de significações (KISHIMOTO, 1997, p. 27).

Para compreender essas significações recorremos à idéia de "semelhanças de família" de Wittgenstein (1999). Segundo o filósofo da linguagem, os termos "jogo, brinquedo e brincadeira" aproximam-se em certos momentos e afastam-se em outros, apresentando, por um lado, as semelhanças que se misturam e se confundem e, por outro, diferenças bastante nítidas. Referindo-se aos jogos de tabuleiros, de cartas e de bola, entre outros, o autor pergunta: O que é comum e o que é diferente em todos eles? Exemplifica que no caso dos brinquedos de roda das crianças, "o elemento de divertimento está presente", é um traço comum nos jogos e brincadeiras, "mas quantos outros traços característicos dos jogos desapareceram?" (WITTGENSTEIN, 1999, p. 52).

Nas sociedades modernas, o brinquedo e a brincadeira são considerados constitutivos da infância, como conseqüência das transformações da organização familiar e social na história, através do processo de industrialização e urbanização da sociedade. A vida infantil foi se construindo em contraposição à vida do adulto. Foi um longo caminho percorrido para o reconhecimento da diferença entre a criança e o adulto. A primeira, caracterizada pela sua capacidade de brincar e imaginar, espaço privilegiado de novas formas de entendimento do real, que por sua vez, possibilita o desenvolvimento infantil, o último, pela crescente importância destinada ao trabalho.
Através do brinquedo, da brincadeira e de suas histórias são recuperados os modos e costumes das civilizações, por essa razão pesquisadores dedicam-se aos estudos que envolvem a criança e o brinquedo. Nesta trajetória encontramos a obra de Karl Gröber, que narra a história do brinquedo.



Para ler o texto na íntegra acesse: http://goo.gl/2QUNki

Nenhum comentário:

Postar um comentário